segunda-feira, 1 de julho de 2013

Potenciômetro importante


Todo componente eletrônico tem uma margem de erro de 5% ou 10% pra mais ou menos. Isso está dentro do tolerável em se tratando de potenciômetro pra guitarra e potenciômetro é assunto que rende polêmica.




Precisei trocar o potenciômetro de volume da minha Fender (250K tipo A). Por mera curiosidade eu resolvi pegar um multímetro pra conferir a resistência de todos os pots "genéricos xing-ling" e tb os da CTS (os mesmos usados pela Fender e Gibson) que eu tenho aqui na minha gaveta.
Resultado : dentre os xing-ling (eram uns 20) o único que estava fora da tolerância era um com 200K. Todos os outros tinham entre 230 e 250K.
Tenho aqui uns 15 pots CTS de 250K. Tinha um com 130K, um com 310K e os outros variavam bastante entre 210 e 260K. Lembrando que os CTS possuem muito mais resistência a várias soldas, mas além de caríssimos, são muito duros de girar.
Achei isso absurdo. Chega um cliente aqui pra trocar captadores e às vezes acaba trocando os pots. Suponha que coloque sem querer uma porcaria dessas de 130K na guitarra e isso faz uma diferença muito grande num instrumento. Se eu colocar um pot de 130K no volume de uma strato ele vai ter um buraco no som. O cliente sai por aí dizendo que os captadores não prestam ou que meu trabalho foi ruim.
Agora vai virar procedimento padrão por aqui: todos os pots serão conferidos e os que tenham um desvio muito grande vão ser separados e usados somente em casos muito específicos. Às vezes uma stratocaster pode ser muito aguda e usar aquele pot de 200k no tone pode ser uma solução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário